quinta-feira, 7 de julho de 2011

Pesquisa de Filosofia

Escola Estadual Adventor Divino de Almeida
Campo Grande 06/05/2011
Aluna: Alyne Louíse
N°: 02
Série : 1° B


Ontológico: é a parte da filosofia que trata da natureza do ser, da realidade, da existência dos entes e das questões metafisicas em geral.

Gnosiológico: é o ramo da filosofia que se preocupa com a realidade do conhecimento em função do sujeito cognoscente, ou seja, daquele que conhece o sujeito.

Marxistas: é o conjunto de idéias filosóficas, econômicas, politicas e sociais elaboradas primariamente por Karl Marx e Friedrich Engels e desenvolvidos mais tarde por outros seguidores.

Estruturalistas: é uma corrente de pensamento nas ciências humanas que se inspirou no modelo da linguística e que apreende a realidade social como um conjunto formal de relações.

Neopositivista: é uma posição filosófica em geral, também denominado empirismo lógico e positivismo logico, desenvolvida por membros do circulo de viema com ase no pensamento empírico tradicional e no desenvolvimento da logica moderna.


Sofistas: é um raciocínio aparentemente valido, mas inconclusivo, pois é contrario as próprias leis.



Renascentistas: é um termo usado para identificar o período da historia da Europa aproximadamente entre fins do séc. XIII e meados de séc. XVII.

Filologicos: é a ciência que estuda uma língua, literatura, cultura ou civilização sob uma visão histórica, a partir de documentos escritos.

Escolásticos: é uma linha  dentro da filosofia medieval de acentos nota mente cristãos, surgida da necessidade de responder as exigências da fé,, ensinada pela igreja , considerada então como a guardiã dos valores espirituais e morais de toda a cristandade.